O jogo Fortnite, desenvolvido pela Epic Games, retornou à App Store da Apple nos Estados Unidos após um período de mais de quatro anos, sinalizando uma pausa — ainda que temporária — nas disputas legais que envolveram as duas companhias.
No início deste mês, a Epic Games solicitou a intervenção judicial para que a Apple liberasse o acesso ao Fortnite, destacando que o jogo continuava indisponível na plataforma, apesar de uma decisão anterior favorável.
A juíza Yvonne Gonzalez Rogers, do tribunal distrital dos EUA, declarou que a Apple deveria solucionar a questão ou enviar um representante da empresa para depor em audiência.
“Fortnite está de volta à App Store nos EUA, disponível em iPhones e iPads… além de estar presente na Epic Games Store e na AltStore na UE! O jogo aparecerá em busca em breve!”
Acesse o Fortnite na App Store dos EUA ➡️ https://t.co/HQu3pYCXFm
— Fortnite (@Fortnite) 20 de maio de 2025
A Epic Games teve o Fortnite banido da App Store em 2020, após oferecer aos jogadores uma alternativa de pagamento para a aquisição de moeda virtual no jogo, o que contraria as diretrizes da Apple.
Após um longo processo judicial, Gonzalez Rogers decidiu que a Apple deveria permitir que os desenvolvedores de aplicativos realizassem transações financeiras fora da App Store. Em maio deste ano, foi determinada a violação de uma ordem judicial por parte da Apple, ao restringir opções de pagamento alternativas.
A Epic Games submeteu o Fortnite para aprovação na App Store dos EUA em 9 de maio. O processo de aprovação excedeu consideravelmente o prazo habitual de 24 horas, levando a desenvolvedora a argumentar que o jogo ainda não estava liberado. O bloqueio anterior do Fortnite havia limitado o acesso de mais de um bilhão de usuários de dispositivos iOS.
A Epic Games também alegou que a Apple havia removido o Fortnite de marketplaces na União Europeia que não estão sob a App Store, o que foi negado pela Apple.
Na terça-feira, a Epic informou que o Fortnite também estava sendo restabelecido nessas lojas na UE. A Apple não se manifestou imediatamente acerca do assunto.