- As orientações apresentadas visam otimizar as interações dos usuários com a inteligência artificial, mesmo para aqueles sem experiência anterior no uso do recurso.
- A nova funcionalidade começou a ser implementada gradualmente a partir de 1º de maio de 2025 para usuários de domínios com liberação rápida.
- O recurso está disponível para assinantes dos planos Google Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, além de usuários com os complementos Gemini Education, Education Premium ou Google One AI Premium.
O Google iniciou a implementação de uma nova funcionalidade no Google Drive que permite uma interação mais eficiente com a inteligência artificial Gemini, acessada diretamente pelo painel lateral do serviço.
Essa atualização é especialmente útil para quem busca respostas da IA baseadas em documentos específicos, garantindo maior clareza e controle sobre os dados utilizados nas interações.

Com a nova funcionalidade, ao formular perguntas ou comandos para o Gemini, o usuário pode especificar quais arquivos devem ser considerados nas respostas.
✨ Gostou deste conteúdo?
O GDiscovery precisa da sua ajuda para continuar oferecendo cobertura independente do mundo Google. Sua contribuição financia conteúdo para você e para todos!
Saiba mais sobre como você pode ajudar clicando aqui.
Isso pode ser realizado de duas maneiras: clicando no novo botão “Adicionar fontes” ou arrastando os documentos desejados para o painel lateral.
Dessa forma, as conversas com a IA se tornam mais personalizadas e precisas, especialmente em contextos que envolvem diversos documentos ou projetos complexos.
Além disso, o Google introduziu sugestões inteligentes no topo da página inicial e nas pastas do Drive, conhecidas como “nudges”, com o intuito de incentivar o uso do Gemini.
Essas dicas ajudam a iniciar interações com a IA de forma mais ágil, mesmo para usuários que nunca tenham utilizado o recurso anteriormente.
A funcionalidade começou a ser liberada gradativamente em 1º de maio de 2025 para clientes de domínios com liberação rápida, enquanto para os demais usuários a disponibilização terá início no dia 14 de maio.
O recurso está acessível a assinantes dos planos Google Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, além de usuários com os complementos Gemini Education, Education Premium ou Google One AI Premium.
Usuários que já possuam os pacotes Gemini Business ou Enterprise também terão acesso à nova funcionalidade.
Para o correto funcionamento do recurso, administradores devem manter os recursos de inteligência e personalização ativados no painel de controle.