A DFC Intelligence, empresa de pesquisa do setor de games, divulgou um relatório recente que analisa como o atraso do GTA 6 e o lançamento do Switch 2 podem afetar as perspectivas da indústria de jogos neste ano.
A DFC afirmou que o adiamento do GTA 6 de outono de 2025 para maio de 2026 é “particularmente impactante”, uma vez que o jogo era esperado para impulsionar as vendas do PlayStation 5 e do Xbox Series X|S durante o período festivo. A seguir, apresentamos uma análise detalhada sobre o que o relatório da DFC revelou sobre o GTA 6, o Switch 2 e outros tópicos relevantes.
Impacto significativo nas vendas do PS5
David Cole, da DFC, afirmou que o adiamento do GTA 6 representa um “impacto real para o PS5”, uma vez que o título era considerado um atrativo para que os consumidores migrassem do PS4 para o PS5. Além disso, o GTA 6 também era esperado para alavancar as vendas do Xbox Series X|S, e agora essa expectativa de aumento nas vendas de hardware foi transferida para 2026. O efeito do atraso em 2025 é substancial e afeta mais do que apenas o hardware.
A Ampere Analysis indicou que a mudança na data de lançamento do GTA 6 levou a uma redução de 700 mil unidades nas previsões de vendas globais para PS5 e Xbox Series X|S em 2025. A empresa também previu que as vendas de jogos para PlayStation e Xbox cairão em 21 milhões de unidades, resultando em um impacto de US$ 2,7 bilhões na receita total da indústria de jogos devido ao atraso do GTA 6.
Segundo Piers Harding-Rolls, da Ampere, “a queda é bastante significativa. Espera-se que as pessoas gastem em outras coisas. No entanto, essa transferência não será total. Haverá um impacto substancial.”
O GTA 6 é esperado como um grande sucesso, com a DFC prevendo a venda de 40 milhões de cópias no primeiro ano. Contudo, com o adiamento para 2026, a DFC estima uma queda de 2% nas vendas de softwares na América do Norte em comparação a 2024, e vendas na Europa devem permanecer estáveis ano a ano. Inicialmente, a DFC esperava um “crescimento positivo” para 2025, impulsionado pela chegada do GTA 6 e a estreita do Switch 2.
O novo trailer do GTA 6 foi capturado no PS5 e apresentou várias referências ao PlayStation dentro do jogo, levando a especulações sobre um possível acordo de promoção entre a Sony e a Rockstar Games. Qualquer benefício financeiro para a Sony proveniente de um possível acordo deverá ocorrer em 2026, e não em 2025.
Switch 2 como um marco na indústria de jogos
O novo console da Nintendo está previsto para ser lançado em 5 de junho, e a DFC afirmou que se trata de “possivelmente o lançamento de produto mais importante na história dos videogames.”
A DFC não só espera que seja o console de venda mais rápida de todos os tempos, mas acredita que pode alavancar uma indústria de jogos que enfrenta desafios como atrasos, aumento de custos e incerteza econômica.
No Japão, a DFC previu um aumento de 25% na receita de software para consoles em 2025, em parte devido à estratégia de preços competitivos da Nintendo para a região, que inclui uma versão mais acessível do Switch 2, voltada apenas para o mercado japonês.
Embora as vendas do PS5 e do Xbox Series X|S possam apresentar números negativos de crescimento em 2024, o crescimento projetado no Japão, em parte devido ao Switch 2, deve contribuir para um crescimento geral de 3% no mercado global de consoles em 2025, segundo a DFC.
A DFC também revisou sua previsão de vendas para o Switch 2 em 2025, aumentando de 15 milhões para 16 milhões de unidades. A firma indicou que a Nintendo pode vender até 20 milhões de unidades em 2025, “se a fabricação conseguir atender à demanda”, mas alertou que isso pode ser “improvável” devido à abordagem conservadora esperada da Nintendo em relação ao estoque.
A Nintendo, por sua vez, projetou oficialmente vendas de 15 milhões de unidades até março de 2026, mas a DFC lembrou que a Nintendo é conhecida por suas previsões conservadoras. Um exemplo disso foi a previsão de 10 milhões de unidades para o primeiro ano fiscal do Switch original, que resultou em 15 milhões de vendas.
“Considerando esse histórico, o fato de a Nintendo projetar 15 milhões de unidades nos dá confiança de que eles poderão aumentar a oferta e lidar com os desafios tarifários”, afirmou a DFC.
Sobre os desafios tarifários, a Nintendo alertou recentemente sobre um possível impacto negativo nos lucros na ordem de “tens de bilhões” devido às tarifas. No entanto, essa suposição foi feita com base na situação tarifária do início de abril, e um acordo recente entre os EUA e a China resultou em taxas de tarifas significativamente mais baixas.
Perspectivas futuras
O relatório da DFC também incluiu previsões sobre a direção da indústria de jogos nos próximos 4 a 5 anos. A DFC observou que a demanda por jogos continua forte e, com o lançamento do GTA 6 em maio de 2026, “deve ajudar a impulsionar a indústria a novos patamares.” Entre 2026 e 2029, a DFC prevê que a indústria de videogames estabelecerá “novos recordes de vendas de hardware e software.”
“Enquanto isso, o Switch 2, junto com o crescimento de dispositivos de jogos móveis para PC, está redefinindo a paisagem da indústria de videogames. A Nintendo não pode mais ser considerada como atuante em seu próprio espaço separado. Com o Switch 2, a Nintendo está se posicionando como um player central no ecossistema mais amplo de consoles e jogos de PC”, concluiu a DFC.
Sobre o Switch 2 especificamente, a DFC prevê vendas de 100 milhões de unidades ou mais até o final de 2029, o que o tornaria “o sistema de console líder por uma ampla margem.”
“Nos próximos anos, a Nintendo pode, pela primeira vez, se tornar a principal parceira de publicadoras de jogos de terceiros”, concluiu a DFC.